Notícias

Projeto Pet Brasil leva dez empresas brasileiras à Zoomark 2017

Pavilhão brasileiro em feira para a cadeia de produtos para animais de estimação em Bolonha, na Itália, tem por objetivo mostrar a competitividade dos produtos nacionais



Em 2017, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), por meio do Projeto Pet Brasil, criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organizará um pavilhão brasileiro com dez empresas que estarão na 17ª Zoomark Internacional, uma das principais feiras do mundo voltadas ao mercado pet. O evento acontece de 11 a 14 de maio, em Bolonha (Itália). Fabricantes de pet food, acessórios e outros  produtos estarão em 160m² de estande, para fechar negócios e criar parcerias com empresas internacionais.



Zoomark logo



As exportações do setor pet nacional, em 2016, chegaram a US$ FOB 236,3 milhões. Além disso, segundo projeções para 2016, o Brasil é o terceiro maior entre os principais países do mercado pet mundial, representando 5,3% de um faturamento total de US$ 102,2 bilhões, atrás dos Estados Unidos (42%) e Reino Unido (6,7%). O reconhecimento dos benefícios que cães, gatos, peixes, aves e pequenos mamíferos trazem para seres humanos é responsável pelos números do setor e pela alta especialização da indústria pet brasileira.



A seguir, confira os lançamentos:



AnimallTAG



A AnimallTAG se dedica ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a identificação por rádiofrequência (RFID) de animais, árvores e objetos. Localizada em São Carlos, no interior de São Paulo, a empresa dispõe de uma área industrial de 1.906 m² e uma área rural de 125.840 m² com toda a infraestrutura necessária para desenvolvimento e validação dos seus produtos.



No mercado desde 1991, a AnimallTAG fabrica microchips e brincos de identificação, leitores de RFID e balanças para o mercado pet e para a pecuária, além de iBeacons para soluções de IoT e tags para identificação de árvores e madeira. Visando à satisfação dos clientes e ao aperfeiçoamento de seus produtos, a corporação levará à Zoomark muitas de suas inovações, como novos microchips para identificação e monitores de atividade para animais baseados na tecnologia iBeacon.



Atualmente, a AnimallTAG vende seus produtos em todo o território brasileiro e em outros 14 países onde possui distribuidores exclusivos. De acordo com Carlos Gustavo de Camargo Ferraz Machado, diretor comercial da AnimallTAG, dentre os objetivos da companhia estão conquistar novos mercados para os produtos de monitoramento e identificação de animais. “Já exportamos para países na América Latina, e agora nossa expectativa é consolidar distribuidores na Europa”, comenta.



Furacão Pet



No mercado brasileiro há mais de 10 anos, a Furacão Pet está localizada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e, atualmente, é a maior fabricante de brinquedos maciços injetados do Brasil. Buscando ser referência no mercado pet, a empresa investe em pesquisas e desenvolvimento, além de comercializar produtos exclusivos a fim de atender as necessidades do mercado e suas tendências.



Entre seus mais de 750 produtos disponíveis para distribuição nacional e internacional, estão comedouros, bebedouros, guias, coleiras, brinquedos, casinhas, entre outros. Na Zoomark, a empresa pretende apresentar parte desses produtos, focando nos últimos lançamentos, com o propósito de introduzir um pouco de cada segmento de sua linha completa.



Segundo o gerente de exportação Luiz Paulo Almeida, a feira pode gerar negócios no patamar de USD 1 milhão para a companhia, além de criar novas oportunidades de negócios e fortalecer a marca. “Atualmente exportamos para 14 países, que inclui América Latina, EUA, Angola e estamos em processo de  negociação com Portugal. Na Zoomark, pretendemos aumentar nossa visibilidade no mercado europeu”, afirma.



Guabi Petcare



Fundada em 1974, a Guabi promove a nutrição e o bem-estar dos animais de estimação, com produtos saudáveis que aliam alta tecnologia a ingredientes com qualidade assegurada. Atualmente, é uma das maiores produtoras de alimento do Brasil, com cerca de 1.100 colaboradores e mais de 350 produtos em linha.



Na Zoomark, a empresa apresentará a linha completa de pet food para cães e gatos, desde produtos standard a produtos super premium, que atendem a diferentes padrões de necessidade e exigência.



Reconhecida internacionalmente pela inovação e qualidade de seus produtos, a Guabi está presente em 26 países e a expectativa é aumentar o número de distribuidores. “Esperamos, além de atender clientes com os quais já trabalhamos, encontrar novos distribuidores para os mercados latino-americanos”, afirma o gerente de comércio exterior, Sandro da Conceição.



Matsuda



Fundado em 1948, o Grupo Matsuda é uma das maiores empresas no agronegócio brasileiro e atua em oito segmentos: sementes para pastagem, nutrição animal, equipamentos agrícolas, saúde animal, inoculantes para silagem, rações para peixes, energia solar e alimentos pet.



Investir em qualidade, pesquisa e inovação são os pilares da filosofia de trabalho do grupo, que mira o desenvolvimento de novas tecnologias para satisfazer e superar as expectativas dos seus clientes. Por isso, a empresa levará à Zoomark toda sua linha de alimentos para cães e gatos: Super Premium M-Line, linha Premium Vittamax, linha Standast Thor e Nhac, linha natural Vittamax Natural, além de snacks, alimentos úmidos e o lançamento Vittamax para gatos castrados.



Atuante no mercado internacional na América Latina, América Central e África, o evento pode ser uma oportunidade de entrar em contato com novas distribuidoras. “Nossa expectativa é fixar a marca Matsuda na Europa e nos adaptar às novas tecnologias e tendências de ingredientes para o mercado de cães e gatos”, explica Marco Antonio Nastari, diretor comercial.



Nicoluzzi



Em 1996, a Nicoluzzi iniciou suas atividades no segmento de aquicultura vindo posteriormente a expandir a linha para alimentos pet. Atualmente, a empresa formula, desenvolve e fabrica insumos e alimentos de alta eficiência, sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela alta qualidade e segurança de seus produtos.



A sede está localizada na cidade de Penha, em Santa Catarina, com rápido acesso aos principais portos do Sul do país, uma grande vantagem competitiva, já que a empresa fornece matéria-prima para outras indústrias no Brasil e no exterior.



Nesta edição da Zoomark, a Nicoluzzi pretende levar sua linha de alimentos para cães e gatos, e o lançamento de sua primeira marca no segmento premium especial. Além disso, Alfredo Pinto, gerente de exportação da empresa, acredita que o evento é uma oportunidade de realizar contatos. “A expectativa é realizar contatos com clientes da América Latina, África e Ásia, além de atualizar-nos sobre tendências de mercado, retornando com idéias para crescimento da família”, afirma.



Nutrire



Desde 2001, a Nutrire produz alimentos de qualidade para cães e gatos que atendem aos mais diversos públicos. Seguindo as normas de boas práticas de fabricação, a empresa investe constantemente em tecnologia e utiliza matérias-primas aprovadas pelas análises de qualificados laboratórios.



Com objetivo de ser referência em alimentos balanceados para animais de estimação, as opções de produtos incluem diversas linhas de alimentos Standard, Premium e Premium Especial, entre eles a linha Monello, com dois produtos de lançamento que serão apresentados na Zoomark 2017. Monello Dog Select e Monello Cat Select, são produtos mono partícula, sem corantes e aromatizantes artificiais que diversificam ainda mais a linha com novas opções para um público mais exigente.



Na opinião da gerente de exportação, Giane Danielli, o evento gera uma grande expectativa de novos negócios. “A Zoomark é uma das maiores feiras do segmento, por isso, o principal motivo de nossa participação no evento, além da abertura de novos mercados, é verificar as tendências do mercado pet europeu e trazer visibilidade a nossa empresa e linhas de produtos”, afirma.



Pet Society



A Pet Society, fundada em 2004, é uma das mais reconhecidas marcas de higiene, embelezamento e saúde animal do mercado brasileiro. Aliando o amplo conhecimento de mais de 30 anos na área de ingredientes cosméticos e formulações às necessidades do mercado veterinário, a empresa desenvolve e oferece ao mercado produtos inovadores, seguros, de alta qualidade e eficácia, mas também conceitos modernos, proporcionando um diferencial aos seus clientes.



Presente em países como Taiwan, Estados Unidos, Portugal, Chile, Uruguai, Bélgica e Canadá, as expectativas da Pet Society para a Zoomark são, principalmente, de entrar em contato com novos distribuidores e diferentes públicos. Com lançamentos como a linha Beeps no mercado internacional, além de alguns novos produtos da linha Megamazon, a meta é aumentar as exportações.



“Em 2016, como estávamos concluindo a mudança de marcas e produtos das nossas linhas, seguramos um pouco as nossas exportações e focamos na linha Megamazon.  Ao longo deste ano teremos todas as nossas linhas renovadas, prontas para exportar.” afirma a vice-presidente da Pet Society,  Marly Fagliari.



Poli-Nutri



Fundada em 1989, a Poli-Nutri Alimentos S.A tem o propósito de levar a melhor nutrição animal aos pecuaristas do Brasil. Sediada em Osasco/SP, tem unidades fabris em Eusébio/CE, Maringá/PR e Treze Tílias/SC, assim como laboratórios bromatológicos e um centro de distribuição em Lajedo/PE, contando, ainda, com técnicos de alta qualificação acadêmica e cerca de uma centena de representantes comerciais espalhados por todo o país.



“Desde a sua fundação, a Poli-Nutri notabilizou-se no mercado brasileiro de nutrição pelos produtos para suínos e aves e, depois, peixes, camarões, bovinos. De três anos para cá, todavia, pareceu-nos que era o caso de oferecer produtos para o importante setor pet, tanto no Brasil como no plano internacional”, explica Julio Flavio Neves, um dos três diretores da empresa.



E esse é o foco da Poli-Nutri para a Zoomark, que apresentará ao público amostras de alimentos para cães filhotes e adultos, raças pequenas, médias e grandes, nas categorias Super Premium (Chronospet), Premium (Poli-Premium) e Standard (Moove). E, para gatos filhotes e adultos, amostras da categoria Super Premium (Chronospet).



Procão



Há 10 anos consolidando sua marca como vice-líder de mercado, a Procão tem um portfólio completo voltado à higiene animal, com shampoos, condicionadores, produtos para tipos específicos de pelos, acessórios educativos, perfumaria, educadores sanitários e desinfetantes de alta eficácia contra germes e bactérias para limpeza do lar.



A empresa também possui um processo inovador de desenvolvimento de produto, trabalhando com insumos diferenciados e de origem sustentável, apontando, também, a preocupação que tem com o futuro e com o meio ambiente. É com esse foco que a empresa apresenta à Zoomark sua linha de produtos naturais, a Procão Amazônia.



De acordo com Marlon Brito, Global Sales da companhia, o objetivo é ampliar a atuação no mercado internacional. “Em 2016, exportamos para diversos países sul-americanos, além de Portugal, Espanha e Egito. Com a Zoomark, esperamos a abertura de novos parceiros na Europa”, afirma.



Special Dog



A Special Dog foi inaugurada em 2001 e, atualmente, é uma das maiores empresas de petfood do Brasil, com um portfólio de 13 produtos e o compromisso de oferecer uma nutrição ideal aos animais de estimação.



Os constantes investimentos em tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e, principalmente, em pessoas, fizeram com que a Special Dog se tornasse uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos e uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Todo esse reconhecimento é transferido pelos colaboradores aos produtos e serviços oferecidos para os clientes.



Além de permitir o contato com seus distribuidores Sul-americanos, a expectativa de Rafael Venanzoni, gerente de comércio exterior, para a Zoomark, é apresentar a empresa para o mercado de mais países. “No evento, vamos apresentar nosso lançamento Super Premium para gatos castrados, além das linhas Premium e Super Premium. Com isso, buscamos novos interessados em distribuir nossos produtos”, explica.